#memedefevereiro – Segurança na Web (Ou como eu já fui uma completa irresponsável)

Então gente, os memes do LuluzinhaCamp seguem pelo ano e isso vai ser sensacional porque postar toda semana é promessa né? E promessa é dívida. E um Lannister… Ok, eu não sou uma Lannister mas pago minhas dívidas. E nessa semana é pra gente falar de segurança na Web. Eu tava completamente sem saber o que falar, cogitei até a falar de Engenharia Social e citar o Kevin Mitnick. Só que ontem, conversando com as Lulus, lembrei de um dos inúmeros casos relacionados a insegurança na Web que eu passei antes de tomar certa consciencia do ambiente.

Eu sempre fui fã de Harry Potter, e isso não é segredo. Na época que eu era mais aficcionada, era de ler fanfics – os fãs pegam o universo, no caso Harry Potter, e criam suas próprias histórias paralelas a principal. Só que eu não tive internet em casa sempre, acho que passei a ter no alto dos meus 14 anos. Antes disso meu irmão ia em uma lan house semanalmente, baixava e-mails e os sites de fanfic e voltava pra casa. Eu passava a semana lendo os e-mails e as fanfics.

Ai um belo dia eu mandei um e-mail para uma autora de uma fanfic que li. Até ai nada anormal, não fosse eu ter falado pra ela responder por CARTA. Além do mico eu corri um risco COMPLETAMENTE desnecessário, porque eu mandei meu endereço para uma COMPLETA DESCONHECIDA. Isso porque eu não tinha ciencia dessa insegurança. Por sorte a menina em questão é uma pessoa bacana com a qual troquei cartas por uns 3 anos.

Mas ai vem a questão: não dá pra apostar que a pessoa que está do outro lado é completamente gente boa, mesmo que você a conheça. Quem dirá se você não conhece a pessoa. Isso vale tanto para a minha completa irresponsabilidade quanto para redes sociais e coisas do gênero. É completamente plausível que as pessoas utilizem de engenharia social para obter as informações, e nem é tão difícil.

Pra ter uma idéia do que é Engenharia Social o artigo da Wikipedia e a matéria do Tectudo tá bem bacana. Se você se preocupa com tudo e não entende de engenharia social, pode ser que toda medida de segurança que você tomou dê em nada. E nada é 100% seguro.

“Este post faz parte do Meme de Fevereiro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.”

Deixe uma resposta

