#memededez – Organizando o blog

Olá gente!

O post do da sequência do #memededez do LuluzinhaCamp é sobre organização de blog. Só que ai eu vou postá-lo, tipo, uns 3 dias depois. Perceberam que meu forte não é organização do blog, certo? Pois bem, mas ai tem algo do que eu entendo: o que NÃO FAZER. Por quê? Oras, é só fazer boa parte do oposto do que tenho feito até hoje, caramba!

Mas ó, vamos lá, o que eu DEVERIA fazer pro blog ser mais bacana e as pessoas lerem mais (isso depois de ler por ai – porque adoro ler sobre blogs e ler blogs sobre blogs):

  1. Post frequentes: já perceberam que todo blog bacana posta com uma frequência razoável? Então, até esse meme eu fiquei MESES, quiçá ano sem vir aqui escrever. E ai é claro que eu não vou conseguir manter uma frequência de visitas e tudo mais;
  2. Tags, tags everywhere: “taggear” (como traduzir?) um post é parte essencial de um blog, principalmente quando você de temas dentro de um assunto. Exemplo: eu falo de música. Cada post de resenhas de cd tem algumas tags, que eu coloco (vejam, não sou expert) para determinar o estilo do cd/banda. Então um cd do Strokes certamente terá taggeado em seu post “indierock”. Isso ajuda porque se alguém quer ler sobre cds de indierock é só clicar naquela nuvem de tags que tem na barra direita;
  3. Categorias: mas, ora vejam só, eu não to falando de música aqui, certo? Por isso eu coloquei esse post na categoria de “memes”, criada após a idéia do #memededez. Veja que cada categoria que tem post tá disponível num menu no topo, bem perto do título do blog. Isso porque se alguém quiser ver só minhas participações em memes – a partir do #memededez – é só clicar lá;
  4. Pesquisa: vamos lá, todos nós repetindo como em mantra: “blog tem que ter área para pesquisa”. Sério, pensem que o meu blog – que não é dos mais ativos – tá passando dos 100 posts. Você, como usuário, não vai querer ter que varrer todos eles pra achar um post que você lembra alguma palavra chave, certo? Então, mantenha no seu blog a área de pesquisa. De preferência, no topo e bem visível;
  5. Blogroll: a blogosfera é um universo que se retroalimenta, que vive de si mesmo. Blogs falam de blogs, blogueiros comentam nos outros blogs e muitas vezes pegam referências uns dos outros. Você gosta de algum blog? Coloque-o nos seus links (aquela lista do lado, gigantesca, que eu tenho que refazer inclusive). Nem sempre – provavelmente quase nunca – seu blogroll vai falar só sobre o que o seu blog fala. Eu não falo de astronomia aqui, mas o Astronomia do Zenite é onde eu leio sobre essa minha outra paixão. Só que ele pode ser menor que o meu;
  6. RSS: pensem no seguinte: as pessoas não tem sempre tempo de entrar no seu blog pra consumir seu conteúdo. Uma maneira prática de você ajudá-las é colocando um link pra RSS. De preferência que apareça seu post completo (por favor, post pela metade no rss é implorar por pageview). Ai a pessoa pode usar agredagores (como o Google Reader ou o Bloglines) para manter todos os blogs que ela gosta organizados.
  7. Layout: olha, sobre layout a Beth mandou bem demais.

“Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.”

 

Deixe uma resposta

