#memededez – Verde que te quero verde

Hola chicos!

E mais uma vez o tema não tem relação direta com música. Mas não tem como o #memedezembro deixar de lado os efeitos que nossa sociedade do consumo tem sobre nosso planeta. Engraçado é que todo mundo quer ter orçamento equilibrado, dinheiro na poupança, casa+carro+celular+notebook top de linha e não chega a pensar em como esses desejos são contraditórios. Na verdade, pensar em consumo é muito simples pra mim: nem sempre nós precisamos do melhor de tudo. Por exemplo: eu, pela minha profissão – sou profissional de TI – tenho que ter um computador/notebook razoável (veja, razoável). Um profissional de design gráfico também. Um taxista PODE ter, mas pra ele é mais interessante ter um carro do ano – digamos assim – do que um notebook top de linha.

O problema é que somos estimulados a consumir. E estimulo ao consumo faz com que compremos o que nem sempre podemos e – mais importante – o que nem sempre precisamos. Não é questão de viver no limite da necessidade, em deixar de consumir tudo que não se precisa pra sobrevivência. Trata-se de pensar o que se vai consumir. Nós consumimos muito por impulso, e isso afeta diretamente no nosso tão preocupante orçamento. É ai que nossa sociedade de consumo entra em colapso: se de um lado nós temos que consumir, de outro não temos de onde tirar capital para esse consumo. No fim das contas, perdemos nós de diversos lados porque acumulamos dívidas, ficamos atolados com coisas que não precisamos, nosso planeta se desgasta num ritmo alucinante e alguém ganha muito dinheiro a custa disso tudo.

Vale a pena pagar com juros e, principalmente, com o planeta por luxos tão passageiros e tão alvos da obsolescência programada?

“Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s