#memededez – Sustentabilidade – o que é mesmo?

Oi gente!

Quando eu vejo uma pergunta como a do título, eu primeiro vou ao dicionário ou enciclopédia mais próxima. E ai que eu achei dois resultados interessantes:

A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável,podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis. (Sustentabilidade ambiental – Wikipedia)

Essa é a sustentabilidade que tanto se fala hoje. É manter o ecossistema equilibrado de modo que ele possa se manter e a gente fique com um planeta menos ferrado do que já estamos. Acreditem ou não, a coisa pode piorar. Mas é fato que tem uma maneira muito interessante de encarar essa tal coisa de sustentabilidade. Antes dessa divulgação de necessidade da sustentabilidade ambiental, vocês pensavam no que é um sistema sustentável? Calma, a wikipedia ajuda aqui também

Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. (Sustentabilidade – Wikipedia)

Um sistema sustentável não é necessariamente ambiental. Nosso sistema social, o capitalismo, é tipo por muitos como um sistema insustentável, que em algum momento entrará em colapso. O consumismo é insustentável, não só pela carga ambiental exigida, mas pelo capital necessário para manter. Uma relação desigual entre duas pessoas – como um relacionamento amoroso – pode ser insustentável a partir do momento que alguém não suporta o mesmo.

A sustentabilidade vai além do ambiental e pede que encaremos alguns pequenos monstros: o que nós fazemos para que situações desejadas se mantenham? Não só a reciclagem e a diminuição do consumo desenfreado, mas o que fazemos para que a relação bacana entre eu e meu parceiro se mantenha? O que eu faço para que eu e meus colegas de trabalho consigamos chegar ao mesmo sem se atrasar ou andar num transporte desconfortável por horas? O que eu, enquanto ser político, faço ou posso fazer para que a saúde pública se sustente?

Fica a pergunta….

“Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.”

2 comentários sobre “#memededez – Sustentabilidade – o que é mesmo?

  1. Perfeito isso Fran:

    “Um sistema sustentável não é necessariamente ambiental. Nosso sistema social, o capitalismo, é tipo por muitos como um sistema insustentável, que em algum momento entrará em colapso. O consumismo é insustentável, não só pela carga ambiental exigida, mas pelo capital necessário para manter. “

    Ontem andando pelas ruas, vi tantos móveis em bom estado pelas calçadas, provavelmente pq seus donos compraram novos e nem se deram ao luxo de doar para alguém que necessitasse. Aquilo me deixou tão desconfortável. Vende baratinho, dá, mas não entulha…

    • Beth, to respondendo só agora porque sou relapsa xD. Mas tenho PAVOR de móveis jogados fora assim. Sério, eu mesma to com dois bons armários no meu quarto pegos quando pessoas do prédio vizinho se mudaram e jogaram fora. E o fizeram porque as portas estavam desencaixando. Tirei todas as portas e eles tão lindos e faceiros no meu quarto.

Deixe uma resposta

