#memededez – Como administrar a grana em época de festa

Hey gente!

Estamos em dezembro, e quem já gastou o 13º ainda em julho venha me dar os braços enquanto seguimos juntos em marcha ao banco por empréstimos com juros mais baixos! Brincadeiras a parte, eu sempre gastei uma grana razoável nessa época desde que comecei a ter meu próprio dinheiro. Em geral é em dezembro que este gênio importa pequenos regalos (como camisetas e cds). A questão mesmo é como controlar a grana para não começar o ano seguinte cheio de dívidas.

Primeiro: não, você não vai conseguir comprar presente pra todos que desejaria presentear. Pelo menos não só com a grana do final de ano. Dizem os planejadores financeiros que temos que guardar um percentual – senão me engano uns 10% – para presentes. Eu sinceramente não consigo fazer isso. Mas meus truques são bem básicos:

  1. Cartão de crédito em casa na maioria das vezes: quando eu vou comprar os presentes, eu sei pra quem vou comprar e pesquiso muito na internet pra ter uma média de preço. Pego o dinheiro de plástico, vou pra rua e dou uma caminhada vendo preço. Só depois compro. E sempre tendo ciência meu orçamento pelo tempo que durarão as parcelas;
  2. Presentes caseiros: das poucas habilidades manuais que tenho, uma é bordar. Das poucas habilidades gerais que eu tenho, sou boa em escrever e escolher música. Por tanto, não é raro que eu faça mixtapes (como a do post anterior), escrevo cartas e em casos extremos bordo alguma coisa (sempre com a opinião da mestra minha mãe). São presentes muito pessoais, muito cuidadosos e que não saem muito caro;

Eu só tomo essas duas providências e, até agora, tenho começado os anos seguintes com saldo positivo. No fim das contas, o esquema é anotar tudo e equilibrar as coisas da seguinte maneira: eu preciso, eu posso e eu quero.

“Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.”

 

Deixe uma resposta

