Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas

Pois é meu povo. Hoje vou deixar meu player de lado com certa dor no coração, mas vai valer a pena. O mundo dos blogs está com aproximadamente 7500 blogueiros em 139 países falando sobre mudanças climáticas. Não posso e nem devo deixar essa parada de lado. Pra puxar o assunto, vou falar de algo bem batido que influencia e muito nas mudanças: transporte. “Ah não, lá vem a ecochata falando pra eu parar de usar o carro…”. Não, não vou falar pra você parar de usar o carro. Mas vamos descobrir o porque, historicamente, nosso pais é um grande FAIL no mundo dos transportes e, a partir daí, sacar as mudanças climáticas.

Primeiro óbvio ululante: o Brasil é enorme. Um pais do nosso porte não pode e nem deve depender de transporte monomodal. Não venham me dizer que temos hidrovias e ferrovias, pois não temos. Não o suficiente, pelo menos. Isso vem dos idos, senão me engano, de 1956 com Jucelino Kubitschek. Pelo menos foi o grande “bum” da industrialização, os “50 anos em 5” e coisas assim. Oras, até então tinhamos ótimas ferrovias a disposição do público. Mas para implantar industrias precisa-se de uma motivação, correto? A motivação da industria automobilistica é vender carros e gerar lucro, ela existe pra isso. Mas ninguém compra carro se não tiver estradas. E ai vai o genial Jucelino, nascido no mesmo dia que esta que vos fala, e começa a dar uma de Washington Luis e abrir estradas.

Beleza, agora temos mais um motivo para industria. Só que isso unido ao “American way of life” distorcido que recebemos fez com que o carro fosse o simbolo de status. Ter um carro é status por si só. Ai vem as questões de ano, modelo e blá-blá-blá. Mas o objetivo não é discutir isso agora. Bem, dito essas fatos históricos (me desculpem erros que podem ter acontecido), vamos medir a influencia deles.

Na grande São Paulo é difícil levar menos que meia hora pra chegar a qualquer lugar. E o paulista/paulistano que quer utilizar o transporte público sofre, e muito, do descaso político. Mas não podemos culpar, de todo, os governos. Afinal, o governo não faz nada e cada um na sua família tem um carro! Quer dizer, ao invez de cobrar nós seguimos a risca aquele estilo de vida iniciado em 1950! A diferença é que agora carro é “necessidade” porque você fica horas no trânsito.

De minha parte digo: adoraria ter um carro, para viagens. Oras, levo 1 hora e meia do trabalho pra casa, isso que não pego trânsito. Cansa? Cansa, e muito. Mas nunca li tanto, nunca vi tanta gente bacana nem dei tanta risada. Além disso, tenho consciencia que estou fazendo o possível pra diminuir a emissão dos poluentes que causam efeito estufa que, por sua vez, causam mudanças climáticas.

E querem ver onde vai parar o pensamento doido do ser humano? Por esse dias, no máximo duas semanas atrás, estava indo para faculdade ouvindo meu jornal diário. Na previsão do tempo, chuva ao final do dia, tipo aquelas chuvas de verão. Maravilha, tava com o guarda-chuva na bolsa e só saio do serviço mais tarde, ou seja, chance quase nula de pegar chuva. Ao chegar no serviço, percebo o tempo começar a fechar. Não deus nem duas horas que eu havia chego começa a chover, e forte, chegando a chover granizo. Na entrada da escola os professores desesperados, olhando seus preciosos carros, e pensando na lataria que iria amassar.

DEUS DO CÉU, SERÁ QUE IMPOSSÍVEL SE ENXERGAR QUE FOI ESSA MANIA DE QUEIMAR COMBUSTÍVEL QUE TÁ LEVANDO A ISSO??

A Terra tá revidando gente. Ela tá aqui a bem mais tempo que a gente, sabe e arrumar e não está nem quente pro que a gente acha. Pensem melhor nas maneiras de utilizar os transportes: caronas, onibus, bicicletas… E, pra tudo isso, respeito ao próximo em todo lugar, inclusive no trânsito e ao ambiente, que é nosso.

Abraços

4 comentários sobre “Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas

  1. […] Francine Emília: <!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:”"; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”,”serif”; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin;} a:link, span.MsoHyperlink {mso-style-priority:99; color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single;} a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; color:purple; mso-themecolor:followedhyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} –> https://aboutheadlines.wordpress.com/2009/10/15/blog-action-day-2009-mudancas-climaticas/ […]

  2. Infelizmente é mais fácil para o ser humano culpar o outro que a si mesmo, é mais fácil a gente fazer de conta que nada acontece e imaginar que na última hora alguém vai ter uma solução milagrosa que irá resolver tudo.
    Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s