Resenha – Ex Nowergian em “Standby”

Olá Galera!

Novamente me desculpo pela falta de frequência certa nos posts. Hoje venho falar do primeiro cd de uma banda surgida no ano passado. Bastante novos, o pessoal do Ex Nowergian se diz, no myspace, Powerpop/Classic Rock/Shoegaze. Boa mistura, não? O cd deles foi lançado na internet dia 18 de fevereiro e será lançado em formato físico, na falta de expressão melhor, dia 10 de março. Com inspirações que vão de David Bowie a Enrique Inglesias, a banda parece misturar várias vertentes dos estilos dominantes na atualidade. Vamos ver agora o que esse pessoal da Flórida tem pra nos dizer musicalmente falando.

O cd começa com “Fujeira in my dreams”, e o vocalista da um “grito” que me lembra vagamente o rapaz do Kaiser Chiefs. Música agitadinha, leve e boa para se ouvir com amigos. Vez ou outra a guitarra parece ser suja, mas nada muito forte. É uma música que segue bem mais a linha do indie que do powerpop na minha opinião. A segunda faixa inicia com riffs de guitarra e se chama “Don’t bother”. Ainda leve, porém com diferença no vocal que parece mais agudo e levemente forçado. Percebe-se ares de country-rock influenciando essa música bem ao fundo. A trilha de número 3 é “Something Unreal”, single atual da banda. Com violão bem puro e palminhas acompanhando, surpreende quando usa distorção na voz. A bateria fica bem apagadinha, principalmente por ser subposta pelas palmas. A guitarra aparece em certos momentos e dá a cara rock que a música precisava. A quarta música é “Fresh pit”, e os vocais lembram os anos 60 com seus backvocals. A guitarra de levada fácil, assim como a bateria, fazem a música ser dançante sem precisarser daquelas que você se joga na pista de uma vez. Digamos que seja algo para uma dança meio lenta e bastante divertida. Chegamos a faixa 5, “Pow3rfull”, com guiatarras que lembram o punk. Aliás, a música quase como um todo lembra o punk, acho que com a excessão do vocal. Este faz a música não fugir do estilo da banda, ou seja, permanecer no indie/powerpop. E a metade do cd aparece com “Sudeki Lover”. Começamos ela com a bateria em destaque e os riffs de guitarra. O vocal parece mais mole, e a música tem um ar mais psicodélico. Lá pelos 2 minutos ela da uma pesada que lembra os rocks mais clássicos, e termina com um ar punk.

A sétima música se chama “Add vice”, tem um ar melancólico oitentista no início, indo depois para o nosso bom indie/powerpop. Ah, essa música tem um ar de verão muito legal. “Gross you” é a 8ª do álbum e tem cara de música mais tristinha da banda, e ainda assim é uma musica animadinha. A guitarra da um ar mais mole, os vocais remetem novamente a 60/70 pelos backvocals. “Dance trance parte” é a música mais fácil de mixar, visto o eletrônico presente naturalmente na faixa e bem mesclado com a guitarra e a bateria. Ah, só para constar, eles fizeram um vinil de 7 polegadas com essa faixa. Estamos agora na décima trilha, “All Over Again”, de guitarra com riffs leves e vocal levemente melancólico. Violão e bateria fazendo base e aparecendo pouco, mas nos momentos certos. A música se anima no meio dela, lá pelo 1min25s. A penúltima música é “Sad Wonder”, que revive uma mistura de anos 70 e 80 na sua melodia. Fechamos o cd com “My Name is Paul”, de voz distorcida/abafada e, não atoa, um enorme jeito de Beatles na introdução. Passado isso, temos uma música normal, porém deliciosa de se ouvir. Ah, curiosidade, essa é a maior música do cd com seus 3min18s. O powerpop se mostra em sintetizadores bem ardidinhos ao fundo.

Temos aqui uma boa banda debutando no mundo do powerpop. O cd, bem curtinho, é fácil de ouvir e certamente algumas músicas grudarão na cabeça de muita gente. A pena é o myspace sem download.

MySpace – Ex Nowergian

“You’re not to blame / The worlds insane / Same change is happening / All over again” (All over again – Ex Nowergian)

See ya later

Um comentário sobre “Resenha – Ex Nowergian em “Standby”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s